top of page

O Borderline e a Auto-imagem


Acredito que o tema de hoje seja um dos sintomas mais difíceis de se entender e de se explicar, então me perdoe se eu não conseguir passar direito, vou fazer o melhor que posso.

Como já mencionado em post's anteriores um dos critérios para diagnostico do transtorno de personalidade borderline é “perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da auto-imagem ou do sentimento de self “ e é sobre isso que vamos tratar hoje.


“Pode haver um distúrbio de identidade caracterizado por uma auto-imagem ou sentimento de self acentuado e persistentemente instável (Critério 3). Mudanças súbitas e dramáticas são observadas na auto-imagem, caracterizadas por objetivos, valores e aspirações profissionais em constante mudança. O indivíduo pode exibir súbitas mudanças de opiniões e planos acerca da carreira, identidade sexual, valores e tipos de amigos. Esses indivíduos podem mudar subitamente do papel de uma pessoa suplicante e carente de auxílio para um vingador implacável de maus tratos passados. Embora geralmente possuam uma auto-imagem de malvados, os indivíduos com este transtorno podem, por vezes, ter o sentimento de não existirem em absoluto. Tais experiências habitualmente ocorrem em situações nas quais o indivíduo sente a falta de um relacionamento significativo, carinho e apoio. Esses indivíduos podem apresentar pior desempenho em situações de trabalho ou escolares não estruturados.”[1]


Bom o borderline tem uma grande dificuldade em se definir, em saber quem é, o que o deixa extremamente confuso, temos a propensão de mudar constantemente nossos objetivos de vida, profissão, em um momento queremos algo e colocamos como o maior objetivo da nossa vida, damos o “sentido da nossa vida” através desse objetivo, mais por algum motivo, mudamos subitamente de direção, por isso costumamos começar muitas coisas e acabar poucas.

Existe outro grande problema com a perturbação de autoimagem, e essa é a que mais me da problema, me incomoda, e me dá um grande trabalho pois tenho que ficar atenta com isso. Quando o border está numa fase de admiração muito grande por alguém (idealização) ele tende, muitas vezes subconscientemente, a absorver a personalidade desse alguém, começa a querer parecer com esse alguém em tudo, de uma certa maneira, ele quer ser aquele alguém (não que sejamos ruins, ou queiramos tomar o lugar daquela pessoa, jamais) mas desejamos de certa forma ser exatamente daquele jeito, ser aquela pessoa, e sofremos por não sermos. È como se nós não nós sentíssemos alguém, precisamos ser, então precisamos ser como outro, e com isso perdemos totalmente nossa identidade. Pode parecer bizarro, mais se eu não tomar cuidado isso me acontece não apenas com pessoas reais, mais com personagens, isso mesmo, personagens de séries, filmes, livros...em mim isso é algo tão presente que tento até mesmo colocar características físicas desses personagens ou pessoas em mim, lembro que as duas últimas vezes que pintei meu cabelo, foi por causa de duas personagens distintas, eu queria me sentir elas, parecer elas, ser alguém!

Isso é algo que tento me policiar muito, quando percebo que estou começando a idealizar ou querer ser como alguém, eu preciso para, eu paro, penso, e repito pra mim mesma que eu sou eu, que eu tenho a minha personalidade, a minha identidade e não posso deixá-las sumir, que eu sou alguém e que essa pessoa não é perfeita, ela é humana e tem seus defeitos, e quando o problema é um personagem, digo a mim mesmo que ele não existe.

Outro problema relacionado a auto imagem é a opção sexual, não que a opção sexual seja o problema, mas o borderline oscila nessas opções, um momento ele tem certeza que é hétero, um tempo depois ele jura que é gay, depois ele muda de novo, e alterna entre as duas. Também tenho esse problema, mas sabe, ainda não descobri o que fazer com isso, no momento apenas deixo as coisas acontecerem e vamos ver como fica, não há muito o que fazer, talvez um dia eu descubra como lidar com isso, mas vamos ver o que acontece.


Fonte:

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=184

http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=95


Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
bottom of page