O Que é Transtorno de Personalidade Borderline?
- karlacristinaa
- 21 de mar. de 2015
- 3 min de leitura
Bom primeiramente, não sou nenhuma especialista, portanto minha explicação será breve e um tanto leiga, mais pautada em artigos e livros que já li os quais colocarei a fonte ao final.
Inicialmente é necessário delinear o conceito de transtorno de personalidade para que então possamos tratar específicamente do transtorno de personalidade Borderline.
Transtorno de personalidade é "uma patologia consequência de uma alteração do processo normal de desenvolvimento dos indivíduos e que gera grande sofrimento a esses pacientes" [1].
Logo, o Transorno de Personalidade Borderline gera grande sofrimento as pessoas que afeta. Borderline significa "Fronteiriço / Limitrofe", ou seja o Borderline vive na fronteira com vários outros transtornos, veja o esquema:

Por apresentar diversos sintomas de outros transtorno seu diagnostico se torna difícil, sendo principalmente confundido com o Bipolar, o que muitas vezes gera um diagnostico tardio.
O Borderline possui como principal característica a instabilidade e impusividade, sendo assim apressenta comportamentos destrutivos, mudanças bruscas de humor em um curto período de tempo, tentativas recorrentes de suídio, veja os critérios do DSMV - IV para o Diagnóstico do TPB:
Para que uma pessoa possa ser diagnosticada com transtorno de personalidade borderline ela deve reportar suas experiências ao profissional atendendo e apresentar um padrão recorrente de instabilidade nos relacionamentos interpessoais, na auto-imagem e nos sentimentos de impulsividade que emergem no inicio da idade adulta e se faz presente durante o decorrer de sua vida, pode-se considerar portador desse transtorno indivíduos que apresentam no mínimo, quatro critérios apresentados pelo DSM-IV:
Iniciativas exageradas para evitar o abandono real ou imaginário.
Padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizados por alternância entre extremos de idealização e desvalorização
Perturbação do senso de identidade: instabilidade em relação à auto-imagem ou à percepção de si mesmo de modo marcado e persistente
Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente prejudiciais
Comportamento suicida recorrente; gestos, ameaças ou comportamento de automutilação
Instabilidade afetiva devido à reatividade marcante do humor
Sensação crônica de vazio
Raiva inapropriada e intensa ou dificuldade para controlá-la
Ideação paranóide passageira e relacionada ao estresse ou a sintomas dissociativos graves
Agora fugindo um pouco a parte técnica, e partindo para o pessoal, acredito, pela minha experiência, que o borderline é algo extremamente doloroso, pequenos gestos e pequenas palavras são interpretadas por nós geralmente de maneira totalmente destrutiva, vários desses gestos e palavras nos geram a impressão que estamos sendo rejeitados, que não somos amados, ou que nossa presença não é bem vinda, e quando sentimos essas coisas estamos propensos a agir de forma extremamente impulsiva e destrutiva, pois nossa dor é indescritivél, quando essas coisas acontecem e nos sentimos assim é como se uma faca fosse cravada em nós e estivessem nos rasgando, atos que para outros não tem a minima importancia nos causam dores insuportavéis, então essa dor leva-nos a autodetruição como automutilação, vicios, sexo compulsivo e de risco, entre outros.
A dor que o borderline sente em uma determinada situação é uma dor extremamente ampliada se comparada com a dos outros nessa mesma situação.
Além disso o border costuma idealizar algumas pessoas, as colocam no altar, como "deuses" e perfeitos, no entanto da mesma forma que idealizam de forma repentina e rápida passam a odiar essa pessoa, e daí para frente, nada mais na pessoa é bom, ou 'presta'.
Em muitos sites é possivél encontrar também que o borderline é um manipulador, no entanto faço ressalvas quanto a isso, não acredito que o borderline seja manipulador, acredito que sua dor seja tão intensa e constante que atraí pessoas que querem ajuda-lo, porém com a nossa constante necessidade de amor, atenção e carinho (pois para nós nunca é o suficiente) acabamos tentando prender essas pessoas a nós, por medo de nos abandonarem.
Enfim, isso, simplificadamente o Borderline é isso. Deixo aqui um video para os que quiserem assistir, esse video foi meu primeiro contato com "O que é o TPB", aliás, se alguem souber como a moça do video está e qual o contato dela agradeceria, há muito tempo não consigo mais encontra-la, gostaria de saber como ela está, ela me ajudou muito!.
Fontes:
https://psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/o-transtorno-de-personalidade-borderline
http://sbpa.org.br/portal/wp-content/uploads/2013/03/Transtorno-de-Personalidade-Borderline.pdf
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v03/cec_vol_3_m14420.pdf
Kommentarer